Prosper 970×250
História InsulanaIlha do Governador

Rio Jequiá em 1952, próximo onde hoje está o Relógio do Cacuia

Um pequeno trecho do rio ainda corre a céu aberto entre a estrada da Cacuia e a Rua Coatatá

Foto: Correio da Manhã

O Rio Jequiá (grafado até o inicio do século XX como Rio Juquiá), o maior curso de água da Ilha do Governador, tem a sua nascente no Jardim Carioca (Guarabu), mais precisamente no antigo lote 12, da Rua Sardenha, tal como se apresenta em mapa de 1929, referente ao arruamento do Jardim Carioca.

No inicio da década de 1950 o rio corria praticamente a céu aberto, paralelamente a atual pista de descida da Estrada do Galeão. Naquela época, várias residências próximas a Estrada do Galeão possuíam pinguelas, de modo a permitir que seus moradores pudessem atravessar o Rio Jequiá. Com a necessidade da construção de mais uma pista na Estrada do Galeão, obras de construção de galerias para a canalização do Rio Jequiá foram realizadas.

Vaccinando – Teste Rápido

Para permitir a passagem dos ônibus da Paranapuan na recém-inaugurada linha 6 – Praça XV de Novembro – Freguesia , foi construída uma ponte de madeira sobre o Rio Jequiá, que por medida de segurança permitia a passagem de apenas um veículo de cada vez e que assim permaneceu até 1954.

Um pequeno trecho do Rio Jequiá, ainda corre a céu aberto, entre a estrada da Cacuia e a Rua Coatatá, protegida por uma grade com 30 barras, que embora simples, possui algum valor histórico, uma vez que foram retiradas durante a década de 1960 do Canal do Mangue.

Foto: Correio da Manhã

O E- mail : ilhajaime@gmail.com encontra-se a disposição de todos para o envio de fotos, artigos ou comentários sobre a Ilha do Governador.

Mostrar mais

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net