Ilha Plaza – Guia de Compras
História Insulana

Ilha do Fundão já sediou campeonatos de automobilismo

Emerson Fittipaldi e José Carlos Pace foram alguns dos pilotos ilustres

Campeonato em 1964 – Foto: Correio da Manhã
No início da década de 1960 algumas montadoras começaram a produzir automóveis no Brasil. Em sua maioria, modelos que já rodavam em seus países de origem.

A Willis Overland, produzia os Renault “Dauphine” e “Gordini”, este com a extraordinária potência de 40 HP e o americano “Aero- Ace”, “batizado” aqui de “Aero- Willys”. A Vemag optou por fabricar os modelos da DKW alemã, com motores de dois tempos e três cilindros, enquanto a SIMCA fabricava uma versão V8 do modelo “Versailles”, por aqui chamado de Chambord, e a Fábrica Nacional de motores, com o Alfa- Romeo 2600, certamente o mais esportivo entre os demais.

Ilha Plaza – Guia de Compras
Emerson Fittipaldi à frente de Pedro Victor DeLamare minutos antes de capotar com o carro – Foto: Facebook / Emerson Fittipaldi

Motivados pelos campeonatos que já eram disputados no exterior, o Automóvel Clube do Brasil organizou em 1964 o Primeiro Campeonato Carioca de Automobilismo. Por falta de pistas adequadas, optou-se pelas ruas da Cidade Universitária, que serviram de pista para diversos campeonatos, onde se destacaram: Emerson Fittipaldi, Mario Olivetti, José Carlos Pace, Sergio Peixoto de Castro e Norman Casari, entre outros.

Em uma época em que a segurança era dada por um carro do Corpo de Bombeiros, perdido na multidão, diversão era o que não faltava.

Fonte: Jaime Moraes / Facebook: O Passado no Presente
Encaminhe suas fotos antigas da Ilha através do e-mail ilhajaime@gmail.com

Foto: Correio da Manhã

Mostrar mais

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net