Vila Joaniza poderá receber obras de urbanização do Favela Bairro 3

O secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, informou ao Ilha Carioca que a comunidade da Vila Joaniza, no Galeão, deverá ser beneficiada com as obras de urbanização do Favela Bairro, que está em sua terceira fase. A comunidade, também conhecida como Morro do Barbante, possui, segundo o Instituto Pereira Passos, cerca de 277 mil metros quadrados e nela vivem 11.597 pessoas. Mas estimam que cerca de 20 mil pessoas residam no local.

O programa deverá atender cerca de 30 comunidades, principalmente nas zonas Norte e Oeste, que ainda estão sendo escolhidas. A previsão é que até o final de abril, a Prefeitura do Rio deve assinar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o contrato de financiamento do projeto. Além de urbanização, Favela-Bairro contará com programas para redução de violência, como a contenção de lixo e do crescimento desordenado nas favelas do Rio de Janeiro.

Circuito Ilha – Middle

Na Ilha do Governador a Favela do Parque Royal (1997), a Bela Vista Pichunas (2002) e o Morro do Dendê (2005) já foram beneficiadas com as obras de urbanização.