Etapa Ribeira Super Banner
Ilha do Governador

UFRJ fica em 4º lugar em ranking nacional de produção científica

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi considerada a quarta instituição com o maior número de produções científicas no Brasil entre 2014 e 2018. No estado do Rio de Janeiro, é a primeira colocada.

Encomendado pela Universidade de São Paulo (USP), o levantamento foi realizado pela Clarivate Analytics a partir da base de dados Web of Science. O estudo aponta que a UFRJ produziu 14.056 trabalhos científicos no período, considerando apenas artigos e revisões. O resultado indica que as pesquisas produzidas na UFRJ representam 6,56% de toda a ciência desenvolvida no Brasil.

Etapa Ribeira Super Banner

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, a professora Leila Rodrigues da Silva, o desempenho da Universidade é importante para o país. “Seguindo a tendência de outras pesquisas e rankings, o levantamento realizado pela Clarivate Analytics sobre a produção acadêmica da UFRJ demonstra nossa excelência e crescimento em todas as áreas do conhecimento. E isso tem especial relevância por ocorrer em um momento no qual a UFRJ, bem como outras instituições federais de ensino superior, tem sido submetida a uma contínua redução de aportes financeiros”, afirma.

Das 50 instituições que mais publicaram trabalhos científicos no Brasil, 43 são universidades públicas, sendo 36 federais e sete estaduais. Desse universo, três universidades paulistas lideram a lista: USP, Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Juntas, as três universidades produzem mais de 38% da ciência brasileira.

No estado do Rio, aparecem ainda no ranking a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 11º lugar; a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 14º; a Universidade Federal Fluminense (UFF), em 19º; a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 38º; e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), em 42º.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados