Tradicional coreto da Ilha do Governador é restaurado e se inicia processo para o tombamento

Tradicional correto da Ilha do Governador e restaurado e se inicia processo para o tombamentoOs moradores da Ilha do Governador receberam de volta neste sábado, completamente restaurado, o tradicional Coreto da Praça Manguetá, no Jardim Carioca. A Subprefeitura da Ilha e Leopoldina através da Gerência de Monumentos da Secretaria de Conservação (Seconserva) revitalizou o coreto. E agora vai trabalhar em busca do tombamento do monumento no Instituto do Patrimônio Histórico do Município (IPHM). Pra isso comprovações de que o restauro devolveu as características originais ao coreto já estão sendo reunidas, através de imagens e relatos.

” A recuperação de fotos antigos e depoimentos foi colhida através de reuniões minhas com moradores que participaram ativamente, doaram fotos e memórias para o conclusão dos trabalhos”, explicou Nelsinho Miraldi, subprefeito da Ilha do Governador e da Leopoldina.

Circuito Ilha – Middle

A operação de restauro incluiu pintura de toda a estrutura, reparos no telhado e no guarda-corpo, que deixou de ser de cimento imitando madeira, e voltou à antiga estrutura em madeira, como o projeto de criação. As peças do guarda-corpo foram fabricadas exclusivamente para esta recuperação.

Inaugurado em 1936 pelo Presidente Getúlio Vargas, e prestes a completar 80 anos, o Coreto da Praça Manguetá foi construído como um mirante, graças a sua localização estratégica, na época, com uma bela vista para toda a Baía da Guanabara. Em breve a praça também vai ganhar uma Academia da Terceira Idade (ATI).