Rio de Janeiro concorre à cidade-sede do Americas Masters Games

Competição é voltada para atletas com idades acima dos 30 anos

Primeiro dia de competição no Estádio de Remo da Lagoa. Foto: Marcelo Horn
Primeiro dia de competição no Estádio de Remo da Lagoa. Foto: Marcelo Horn

Após receber as maiores competições mundiais – os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016, e a Copa do Mundo, em 2014, o Rio concorre para ser, em 2020, a sede dos Americas Masters Games. A competição, voltada para atletas com faixa etária acima de 30 anos, propõe o princípio de esporte para todos, estimulando a participação aberta de qualquer pessoa em qualquer condição física. Em fevereiro, foram anunciadas as cidades finalistas e, além do Rio de Janeiro, concorrem Cali, na Colômbia, e Cleveland, nos Estados Unidos.

– Esta competição pode utilizar as mesmas instalações usadas nos Jogos Rio 2016. Estamos na torcida para que o Rio novamente se torne a capital do esporte – disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha.

Nesta semana, membros da comissão de avaliação da International Master Games Association (IMGA) estão na cidade para visitas técnicas às instalações esportivas. Uma apresentação das ações do Governo do Estado está prevista para acontecer.

De acordo com o dossiê de candidatura, a versão Pan-Americana dos Masters Games seria realizada de 4 a 13 de setembro de 2020 com 26 modalidades – entre olímpicas e paralímpicas, em 18 locais de competição.

Uma das instalações que poderá ser utilizada é o Estádio de Remo da Lagoa, na Zona Sul do Rio.