HIG Super Banner
Esportes na IlhaIlha do Governador

Público comparece ao primeiro dia do Projeto Reamar na Praia da Bica

Mais de duas mil pessoas compareceram ao primeiro dia de atividades do projeto da Rede de Educação Ambiental Marinha (Reamar), neste sábado (10/8), na Praia da Bica, na Ilha do Governador. O Reamar Ilha tem o objetivo de levar conscientização e educação ambiental para frequentadores das praias do Rio de Janeiro. O projeto faz parte do programa Sena Limpa, que vai despoluir seis das principais praias do Rio até 2014: Praia da Bica, Leme, Urca/Praia Vermelha, Ipanema, São Conrado e Leblon.

O evento continuará pelos próximos três fins de semana, sempre das 10 horas às 17 horas, com oficinas para reutilizar materiais recicláveis e horticultura, mutirão de limpeza da praia, aulas e exposições ligadas à educação ambiental, entre outras atividades.

Paulinho Serra Super Banner

O primeiro dia de atividades foi marcado por uma partida de “Futebol Ambiental”, que contou com dois times de artistas formados pelos atores Bruno Gissoni, Bernardo Mesquita, Nando Cunha, Heitor Martinez, Nicola Siri, Kadu Moliterno e Marcelo Melo; do ex-jogador de futebol Maurinho e dos músicos Silvinho Blau-Blau e Dilsinho Scher. Aguadeiros da Cedae cuidaram da hidratação do público presente, servindo cerca de 3 mil copos d’água.

Também estiveram presentes o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc; o presidente da Cedae, Wagner Victer; o subprefeito da Ilha do Governador, Nelson Miraldi; o secretário municipal da Casa Civil, Pedro Paulo, o secretário municipal de Transportes, Carlos Osório, e o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira.

Victer destacou o fato de a praia da Bica ser a primeira praia fora da Zona Sul a receber obras de despoluição. “O projeto (Sena Limpa) vai despoluir seis praias do Rio, e a praia do subúrbio que vai ser despoluída é a praia da Bica, onde praticamente nasci e fui criado”, lembrou.

O secretário Carlos Minc ressaltou o esforço que o governo do estado vem realizando para ampliar o saneamento no Rio e para recuperar a Baía de Guanabara. “A Cedae vem ampliando e colocando em operação todas as estações no entorno – Alegria, Sarapuí, Pavuna – para retirar esgoto da Baía de Guanabara. Até o final do ano que vem vamos poder mergulhar aqui na praia da Bica. E aguardem o Sena Limpa Dois, que vai beneficiar mais seis praias, entre as quais as praias da Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara”, anunciou.

O Reamar Ilha é realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Nova CEDAE e Subprefeitura da Ilha do Governador. O projeto conta também com o apoio do Arena Esporte Bar; Associação de Mulheres da Ilha (AMUIG); BG500; Corpo de Bombeiros; Estaleiro Ilha S/A (EISA); Grupo de Frescobol da Ilha G-FIG; Iate Clube Jardim Guanabara; Instituto Moleque Mateiro; Ong Arte e Vida; Naturaulas; STONE artes marciais; Transpetro; União da Ilha do Governador e os Jornais Golfinho, Ilha Notícias, RJ Verdade e Ilha Carioca.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados