Notícias

Publicado em 03/03/10 | Bairros

Portuguesa

O bairro da Portuguesa, que apesar de ser predominantemente residencial, abrigando conjuntos habitacionais, vilas, condomínios, ora de casas ora de edifícios de apartamentos concentra um centro comercial que fica ao longo da estrada do Galeão e rua República Árabe da Síria, sendo o mais expressivo da Ilha do Governador. Esse trecho recebeu em 1996, o projeto “Rio Cidade”, da Prefeitura, sendo criado um calçadão, áreas de estacionamento, e nas extremidades da área de intervenção urbana, dois chafarizes.

No bairro concentram-se diversos bancos, consultórios dentários, óticas, escritórios de advocacia, de contabilidade, clínicas de estética, lojas, lanchonetes, etc. Destacam-se o Hipermercado Extra-Bon Marche, a Casa Show, o MC Donalds, o Bobs e o Habibs.

Entre os condomínios residenciais figuram o Condomínio “Village da Ilha”, construído pela Cooperativa Habitacional da Ilha do Governador e que é composto por 8 blocos com 1276 apartamentos e 514 casas, o Figueira da Foz, o Santos Dumont e o Rubem Berta ou “Aerobitas”.

O grande destaque da Portuguesa fica por conta do clube esportivo que leva o nome do bairro: A.A. Portuguesa Carioca. O clube oferece diversas atividades esportivas como natação, handball, futsal, musculação, e tem o futebol como sua principal modalidade esportiva. Seu estádio chama-se Luso-Brasileiro, com capacidade para 15 mil espectadores. A Portuguesa Carioca além de ser um dos principais clubes da Ilha também é referência em shows de grande porte e “estadia” para circos e parques de diversões.

Tags:, , , ,
Leia Também: