Passeio Ciclístico da ACIG promoveu consciência pelo Autismo

Foto: Ronaldo Pertile
Foto: Ronaldo Pertile

No último domingo, dia 9, a Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador (ACIG) promoveu um passeio ciclístico pela Ilha em defesa da consciência daqueles que sofrem do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O passeio ciclístico concentrou-se no Parque Manuel Bandeira às 8 horas e os participantes a medida que chegavam trocavam um 1kg de alimento não perecível por um boné com o símbolo da Consciência pelo Autismo.

Às 8:30hs um discurso conduzido pelos organizadores apresentou aos participantes as características do Transtorno do Espectro Autista destacando que a sociedade tem uma fundamental participação no desenvolvimento e inclusão das crianças e jovens que sofrem do Autismo. Foi destacado que o Brasil é um país muito atrasado em pesquisas e tratamentos, e que políticas públicas precisam ser tomadas em todas as esferas do Poder Público.

Circuito Ilha – Middle

O passeio foi guiado por uma moto-som que, enfeitada com bandeirolas da consciência do Autismo, abria a pedalada que passou pelos bairros da Freguesia, Bancários, Tauá, Moneró, Village, Portuguesa e Jardim Guanabara.

Na Praia da Bica, os cerca de 300 ciclistas que participavam da pedalada desceram de suas bicicletas e integraram-se à 4° Caminhada pela Consciência do Autismo organizada pelo grupo COMPARTILHA. Luan Ferreira (fundador da ACIG), reforçou que o gesto dos ciclistas em participar da caminhada é uma atitude de carinho e respeito que o esporte deve ter com aqueles que sofrem do Transtorno.

– O esporte como um todo deve atuar como um mecanismo de inclusão social, em especial às crianças e jovens que sofrem do Autismo comentou Luan que também frisou que há muito trabalho a ser feito no que diz respeito a pesquisas e tratamentos: “Os trabalhos acadêmicos de cunho nacional sobre o tema são raros”.

O passeio ciclístico continuou até a Ribeira, local em que foi celebrado os 7 anos de aniversário da ACIG. Dona Helena, vendedora tradicional de cachorros quentes da Praça do Zumbi, ofereceu para as crianças participantes 40 mini cachorros-quentes.

O Pedal pela Consciência do Autismo foi uma iniciativa da Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador em co-organização com o grupo COMPARTILHA e teve apoio do 17° Batalhão de Polícia Militar e da Superintendência Regional da Ilha do Governador.