Etapa Ribeira Super Banner
Ilha do Governador

Obras de Nelson Rodrigues, ganham vida no teatro do colégio Mendes de Moraes

Os alunos apresentaram obras clássicas como a "Boca de Ouro" e "Vestido de Noiva" e lotaram o teatro da tradicional escola da Ilha do Governador.

O Teatro do Mendes de Moraes que revelou importantes nomes da dramaturgia Brasileira como Miguel Falabella, Bemvindo Siqueira e Suzana Vieira, está novamente voltando a ser o celeiro de novos talentos .

Etapa Ribeira Super Banner

Na terça-feira (16) e na quarta-feira (17) , os 60 jovens que participam do programa aprendizes em ação do Instituto Arcádia, e que também são alunos do colégio, apresentaram para o público as clássicas obras de Nelson Rodrigues, ” Boca de Ouro ” e ” Vestido de Noiva ” .

Na apresentação de ” Boca de Ouro “, foi contada a história de um bicheiro de Madureira que fora assasinado, um homem sem escrúpulos, com muitos inimigos. Envolvido em traições e desejos o espetáculo envolve um clima de suspense característico de série investigativa, mostrando flashs de passado e presente.

Na obra “Vestido de Noiva” (16) , os alunos interpretaram magnificamente a história de Alaíde, que foi atropelada e levada ao hospital. E que em meio às suas alucinações, revisita sua vida e se lembrava da família, da leitura de um diário antigo guardado no seu sótão, o diário que pertencia a Madame Clessi uma cafetina que fora assassinada de branco, também se recorda de suas brigas com a irmã que desejava seu noivo e queria matá-la.

Nas duas apresentações o teatro ficou lotado e contaram com a ilustre presença do neto de Nelson Rodrigues,  Sacha Rodrigues, que faz toda questão de vir acompanhando de perto o projeto que está homenageando o seu avô.

Todos os jovens que estrelam a peça participam do programa aprendizes em ação , voltado para o teatro do Instituto Arcádia, e que se tornou a primeira formação de jovem aprendiz voltado para o do Brasil .

Especificamente nas escolas da Ilha do Governador , o projeto beneficia 110 jovens que também são estudantes das Escolas Estaduais Mendes de Moraes e da Escola Estadual Maria de Lurdes Oliveira ” Tia Lavôr” .

Em 2018 o programa foi criado pelo Instituto Arcádia , em uma parceria com o Ministério da Economia ( antigo ministério do trabalho ), RioSolidario, Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

No Rio de Janeiro,  os quase 200 participantes do projeto possuem a carteira de trabalho assinada como jovem aprendiz . Durante 15 meses , em um total de 1.200 horas, recebem aulas teóricas e práticas de interpretação de textos , cenografia, iluminação, personagens, ensaio de obras dramáticas,  desenvolvimento de procedimentos de interpretação , pesquisas e demonstração de competências pessoais.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados