Etapa Ribeira Super Banner
Carla Pereira

Moradores se unem contra a especulação imobiliária que ameaça a fazenda construída no século XIX

O abraço simbólico aconteceu na manhã do dia ( 09 /03 / 2019 ) em frente a fazenda Cabaceiro na Ribeira.

Moradores da Ilha do Governador se uniram na manhã de sábado (09) em frente a Fazenda Cabaceiro na Ribeira, contra a especulação imobiliária que está ameaçando a fazenda construída no século XIX .

Etapa Ribeira Super Banner

O “Abraço a Fazenda” foi um ato de Cidadania em defesa meio ambiente e pela preservação da história do Bairro mais antigo da Cidade do Rio de Janeiro. A população Insulana mostrou todo o seu desagrado pela autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conservação para colocar abaixo 74 árvores do interior da fazenda e construirem três prédios habitacionais no local.

Estavam presentes os principais veículos de comunicação da Ilha, líderes e moradores de todos os bairros e também como convidado para o ato, o arqueólogo e historiador Conselheiro do INEPAC e Diretor do Museu da Humanidade, Cláudio Prado de Mello, que explicou a população que toda aquela área da Ribeira possui sítios arqueológicos importantes para a Cidade do Rio de Janeiro e o terreno da Fazenda Cabaceiro pode estar incluído nesses sítios, sendo preciso haver uma vistoria mais criteriosa antes de construírem. A importante explanação do arqueólogo deixou claro que a fazenda Cabaceiro da Ribeira faz parte do passado arqueológico da Ilha do Governador.

O evento criado a partir do movimento na página Ecotur-Ilha , também contou com breves discursos e explanações do turismólogo Roberto Macchiute, do Engenheiro Wagner Vícter, do Ecologista Sérgio Ricardo entre outros membros da equipe do arqueólogo Cláudio Prado de Mello.

A boa notícia é que o Ministério Público deu início a investigação do desmatamento na Fazenda do Cabaceiro , o procedimento foi iniciado e distribuído pelo Procurador Geral do Ministério Publico Estadual Eduardo Gussen.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados