Código Kid
Entrevistas

Marcelo Mendes fala dos seus três anos à frente da Lona Cultural Renato Russo

Marcelo Mendes - Foto: DivulgaçãoNão é de hoje que sabemos que trabalhar com cultura é difícil. Encontrar apoio e ter reconhecimento não é nada fácil. E imagina administrar um espaço dedicado exclusivamente à cultura? Por isso a Revista Ilha Carioca entrevistou Marcelo Mendes, administrador da Lona Cultural Renato Russo desde sua inauguração. Confira.

Qual o seu balanço sobre esses três anos da Lona Cultural?
Desde 2007 até agora fizemos muitos eventos na Lona Cultural Renato Russo. Abrimos muitos espaços para os jovens e adultos através das nossas oficinas culturais. Isso foi um fato. Temos registro de tudo que aconteceu até agora. Criei um banco de dados que está na internet ao alcance de todos através do youtube. O balanço foi positivo, mesmo com alguns contra-tempos nós estamos aí, lutando. Afinal, a Ilha do Governador tem muitos talentos. Cerca de 99% dos músicos da Ilha já se apresentaram na lona desde de 2007 até os dias atuais.

Supera Super Banner

Quais os objetivos alcançados até agora?
Através das nossas Oficinas Culurais os nossos alunos podem estudar violão, ballet, capoeira, inglês, e amanhã eles poderão ser referência em seu estilo artístico. Já realizamos mais de 24 eventos e festivais de bandas de Rock e Metal na lona. Também tivemos o Projeto MPB Ilha por diversas vezes. Nesses projetos vários artistas puderam apresentar suas canções no palco da lona. O Clube dos Poetas da Ilha do Governador é um grande sucesso.  Revelou diversos poetas da região e abriu as portas artistas de outros bairros. E continua dando certo. Temos a Sala dos Artistas da Ilha do Governador, em que vários pintores do bairro já expuseram seus quadros desde de 2007.

Há algum projeto por vir na Lona?
Estou trabalhando em um projeto de oficina de Hip Hop e em um livro de poetas que frequentam a lona, e quero reunir essas poesias. No começo vou criar um blog cultural de poetas da região e o livro será outro caminho. O importante é todos estarem unidos. Outro projeto é um espaço para bandas de pagode.

Como os músicos e artistas da Ilha podem usufruir do espaço?
Bem, isso já vem acontecendo. Os novos talentos podem mandar o seu material para o nosso e-mail: lonarenatorusso@gmail. É bom que as bandas e artistas enviem seu MySpace e histórico. Outra forma é através dos
telefones 2467-7274 ou 3366-0589.

Tem algum evento específico que te marcou nesses 3 anos?
Os shows da Alcione, Elba Ramalho, Kleiton e Kleidir, Biquini Cavadão, Isabella Taviani, Flávio Venturini, Ângela RôRô, Vander Lee, Beto Guedes, Leoni, Geraldo Azevedo, The Feevers… são tantos! Mas o que mais me marcou foi a inauguração da lona, em 24 de Setembro de 2007. Isso sim foi marcante e será eterno, memorável na minha mente. A lona lotada com mais de 1.800 pessoas. Tivemos que colocar um telão no pátio da lona, para as pessoas poderem assistir a peça sobre a vida do Renato Russo, pois dentro da lona não tinha mais espaço.

O que o administrador da Lona tem a dizer para o morador da Ilha?
As portas estão sempre abertas para os músicos, artistas, associações de moradores, poetas, bandas locais, etc. Pessoas que sonham em ser ator, em ser músico, em ter aulas de dança, capoeira, venha para a Lona Cultural Renato Russo. Estamos esperando por vocês. Estou sempre às ordens em prol da cultura da Ilha do Governador. Até porque eu sou nascido e criado aqui e conheço bem o cenário cultural e artístico do meu bairro.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados