Notícias

Publicado em 03/03/10 | Bairros

Jardim Guanabara

O Jardim Guanabara é um bairro de classe alta e média-alta da Ilha do Governador. É o bairro com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da Zona Norte carioca (0,962 – um dos três maiores da cidade), sendo por isso também o mais valorizado. Surgiu quando foi loteado o terreno da extinta Fábrica de Produtos Cerâmicos Santa Cruz.

A praia da Bica (nome derivado de um chafariz colonial instalado numa pequena elevação) é um dos pontos mais movimentados da vida noturna do bairro. Ao longo da praia há uma bela vista da cidade e quiosques e restaurantes, tornando-se um freqüentado ponto de encontro dos moradores.

A Igreja Nossa Senhora da Conceição é o ponto histórico do bairro, datada do século XVIII e é muito querida pelos moradores locais, sendo chamada carinhosamente de “igrejinha”, devido a seu pequeno tamanho.

O Jardim Guanabara é praticamente todo residencial, possuindo apartamentos amplos e grandes casas. No bairro estão localizados o tradicional Esporte Clube Jardim Guanabara e o Iate Clube Jardim Guanabara (ICJG), o maior clube da Ilha do Governador e um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro. Há também a Casa de Cultura Elbe de Holanda e belos restaurantes como o Rei do Bacalhau, Farol da Ilha, Sushiro, Chuá, Graça da Vila e La Playa, que também é uma das maiores casas de show da Ilha. Os quiosques da Praia da Bica chegam a ser frequentados por moradores de diversos cantos do Rio de Janeiro.

Destaca-se também o Parque Municipal Marcello de Ipanema (criado em 1995), ocupando área verde na orla contínua à Ponta de Santa Cruz, entre as praias da Bica e do Engenho Velho.

Tags:, , , , , ,

Leia Também: