Supera Super Banner
Carla PereiraFatos HistóricosIlha do Governador

Importante parte da história da Ilha do Governador em risco

Secretaria Municipal de Meio Ambiente autoriza a derrubada de 74 árvores centenárias dentro da fazenda Cabeceiro da Ribeira construída no século XIX .

Está circulando nas redes sociais a imagem de uma placa da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, que divulga a autorização do orgão para que ocorra a derrubada de 74 árvores centenárias dentro da área da fazenda construída no século XIX, no Morro do Cabaceiro, na Ilha do Governador .

Supera Super Banner

A especulação e de que a indústria imobiliária conseguiu reverter o pedido de tombamento da fazenda e visam a construção de prédios habitacionais no local . O ex Secretário de Estado e morador da Ilha do Governador, o Engenheiro  Wagner Victer, levou no ano passado ao então Presidente do INEPAC   (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), Marcus Antonio Monteiro Nogueira a denúncia feita pelo morador da Ilha do Governador e ecologista Roberto Macchiute , feita através do portal Eco-Tur Ilha e pediu com urgência o tombamento da fazenda que logo foi acatada pelo presidente do orgão que deu até depoimentos sobre a abertura do decreto para preservar a área.

O assunto que foi publicado pelo colunista Ancelmo Góis, do jornal O Globo ( dia 16/06/2018 )  , afirmando que O INEPAC já havia notificado todos os órgãos municipais , proibindo o licenciamento para obras no local , voltou à  tona e agora já até cercaram a fazenda para início das obras .

A Ilha do Governador que já  vem sofrendo muito desordens,  agora esta correndo o risco de ver parte importante da sua história ser devastada . A preocupação da população está enorme e os moradores estão marcando um abraço simbólico na fazenda no próximo sábado ( dia 9/3 )  às 10h com concentração em frente a casa do Índio na Rua Pires da Mota 17 – Ribeira  . O ato a favor da preservação da fazenda é muito importante , pois pelo visto somente com pressão popular e com intervenção junto ao Ministério público irão conseguir reverter esse crime contra a história do Bairro e contra ao meio ambiente.

O Engenheiro Wagner Victer  , confirmou que levou novamente tal situação ao conhecimento do  Ministério Público Estadual  , ao prefeito Crivella e também para os vereadores da Ilha do Governador,  Jimmy Pereira que é o Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e também para a vereadora Tânia Bastos .

Os moradores da Ilha do Governador são totalmente contrários a essa atrocidade com a história do bairro mais antigo da Cidade do Rio de Janeiro.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados