Ilha do Governador recebe primeira UPA pediátrica do Rio de Janeiro

Foto: Mauricio Bazilio
Foto: Mauricio Bazilio

Depois de passar por intervenções para adequação ao novo perfil de atendimento, a UPA Pediátrica da Ilha do Governador foi reaberta nesta quarta-feira (4/5). A unidade passa a receber pacientes com idades entre 0 e 14 anos.

– A especialização de unidades é uma tendência mundial. Além de buscar a redução dos custos neste momento, nosso principal objetivo é garantir a assistência à população. Quando uma mãe sair de casa buscando atendimento para seu filho, ela saberá onde encontrar o serviço. Aqui, as crianças terão ambiente acolhedor, com assistência de melhor qualidade – explicou Luiz Antônio Teixeira Jr., secretário de Saúde.

Circuito Ilha – Middle

A nova unidade pediátrica conta com equipe de sete pediatras, divididos em plantões diurnos e noturnos, oferecendo atendimento de emergência 24h para casos de baixa e média complexidades. Já o atendimento odontopediátrico emergencial irá funcionar de segunda a sábado, entre 7h e 17h, com equipe composta por três odontopediatras e dois auxiliares.

Mãe de dois filhos, a dona de casa Ana Cláudia Francisca de Paula, de 22 anos, aprovou a mudança de perfil da unidade e acredita que a especialização irá agilizar o atendimento.

– Acho que é uma boa mudança. Moro na região e fico mais tranquila em saber que irei encontrar atendimento para as crianças aqui. Já tive dificuldades buscando um dentista para minha filha Ana Julia. Gostei de saber que teremos esse serviço funcionando na unidade – afirmou a dona de casa.

A estrutura, que ganhou programação visual especialmente voltada para os pequenos pacientes, dispõe de consultórios, espaço bebê, salas de nebulização e medicação, exames laboratoriais e de raio-x, além das salas vermelha e amarela para observação de pacientes mais graves.

Créditos: Ascom da Secretaria de Saúde