Hospital Nossa Senhora do Loreto inaugura Brinquedoteca

Hospital Nossa Senhora do Loreto inaugura Brinquedoteca
Foto: Brinquedoteca Felipe Cordeiro Guerra Nigri

A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta quarta-feira (10/09) a Brinquedoteca Felipe Cordeiro Guerra Nigri, no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador. O objetivo do espaço é proporcionar lazer às crianças atendidas na unidade, contribuindo para melhorar a receptividade aos exames e tratamentos e ajudando a diminuir a ansiedade com a internação e a melhorar a relação com a equipe de saúde.

O Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto é referência no estado para cirurgia e tratamento integral de pacientes com lábio leporino e fenda palatina. A cada mês, uma média de 18 novos pacientes são inscritos no Centro de Fissura Labiopalatal da unidade (CEFIL-HMNSLoreto), sendo que boa parte deles tem a primeira consulta no local antes mesmo de receber alta da maternidade.

Circuito Ilha – Middle

O hospital oferece ainda atendimento nas clínicas cirúrgicas pediátrica e de otorrinolaringologia para pacientes até 17 anos, além de outros serviços ambulatoriais especializados. Somente em 2013, 1.348 crianças e adolescentes foram operados no Hospital Loreto, dos quais 337 eram pacientes do CEFIL. Em média, a unidade atende cerca de 1.500 pacientes para cirurgias por ano. Diariamente são realizadas cerca de 200 consultas.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, e da presidente da ONG RIOInclui, a primeira-dama da Cidade, Cristine Paes. Soranz afirmou que o Loreto é um hospital muito importante para a história da SMS e que, nos últimos anos, aumentou muito a produção e vem crescendo cada vez mais.

– A brinquedoteca é um espaço todo especial, que vai fazer uma diferença muito grande. Vai ser um atrativo para as crianças que, certamente, vai melhorar também a nossa possibilidade de cuidar melhor – disse o secretário.

A brinquedoteca tem 100 m² de área que incluem uma mini-cidade (oficina mecânica, biblioteca, bistrô, mercadinho), camarim de teatro, piscina de bolas, jogos, computadores e uma biblioteca. O espaço é o resultado da parceria da Secretaria Municipal de Saúde com diversas instituições, como as ONGs RIOinclui e Saúde Criança Ilha.

A criação da brinquedoteca contou também com o apoio de amigos de Felipe Nigri, filho de uma grande colaboradora da brinquedoteca. Ele lutava contra um tumor no cérebro e faleceu durante a obra. A história dele comoveu a direção do Hospital Loreto, que o homenageou colocando seu nome no espaço. Cristine Paes falou com emoção sobre a escolha do nome da brinquedoteca:

– É uma homenagem a Felipe. Usando o nome dele, representamos todas as mães, irmãos e familiares que lutam por seus filhos.

Os recursos para a construção vieram de doações de pessoas físicas e jurídicas.