[pro_ad_display_adzone id="23900"]
Rio de Janeiro

GM-Rio prende três homens e apreende onze menores durante Operação Verão

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro prendeu três homens e apreendeu onze menores na Zona Sul no primeiro fim de semana de reforço no patrulhamento da Operação Verão, previsto no Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias da Cidade, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. A readequação do planejamento operacional da GM-Rio visa promover mais segurança a banhistas, turistas e à população em geral na areia, beira-mar e nos principais corredores de acesso à orla.

Desde a última sexta-feira (20/01), o efetivo de feriado e de fins de semana passou de 220 para 306 agentes na orla das zonas Sul e Oeste da cidade. Deste reforço de 86 agentes, 16 são do Grupamento de Cães de Guarda, que no fim de semana atuou com oito cães, das 14h às 20h, distribuídos em duas duplas em três estações do metrô em Copacabana (Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde) e Ipanema (General Osório), além do calçadão do Arpoador, com patrulhamento noturno, a partir das 22h.

Um casal de turistas argentinos teve a carteira furtada na tarde de sábado (21), na Praia de Ipanema, altura do Hotel Sol de Ipanema. A equipe do Grupamento Tático Móvel foi acionada por populares e os agentes conseguiram prender Anderson Ribeiro de Oliveira, 37 anos, com a carteira e documentos da vítima. A ocorrência foi registrada na 12ª DP, onde foi verificado que Anderson já tinha duas passagens pela polícia.

Também no sábado, onze menores foram apreendidos, sem documentos e a presença dos responsáveis, em um ponto de ônibus da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. O grupo foi encaminhado para o Conselho Tutelar pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com o apoio de guardas municipais. Na areia, os agentes distribuíram 370 pulseiras de identificação para crianças em praias das zonas Sul e Oeste. No domingo (22), houve dez registros de crianças perdidas, com a atuação da equipe do Grupamento Especial de Praia na localização dos responsáveis.

Na sexta-feira (20), por volta das 19h, a equipe do Grupamento de Operações Especiais patrulhava a Avenida Atlântica, quando flagrou uma briga envolvendo três homens, na altura do Hotel Windsor. Alex Santos e Williams Silva de Freitas foram detidos ao agredirem Daniel Bezerra Alves, 25 anos, com uma enxada. A vítima foi levada para o Hospital Municipal Miguel Couto, onde foi atendida e liberada após exames e curativo dos ferimentos que sofreu com os golpes. A ocorrência foi registrada na 12ª DP e os acusados foram autuados por tentativa de homicídio.

Em toda a extensão da orla entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca, foram apreendidas 420 mercadorias e produtos perecíveis diversos (como bebidas, queijo coalho e espeto de camarão) que eram vendidos irregularmente nas praias. Também foram recolhidas onze churrasqueiras e 18 barracas de camping da areia. Os guardas orientaram ainda 33 donos de cães na areia, além de praticantes de esportes em locais não permitidos e coibiram a montagem de estruturas e música mecânica de três luaus.

Nos três dias, 626 veículos foram multados e 69 rebocados por estacionamento irregular, como exemplo, carros parados em vagas destinadas a deficientes, idosos e carga e descarga em diferentes pontos da orla da cidade.

Lançado no último dia 14, o Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias da Cidade trouxe importantes parcerias, como a atuação integrada com a Polícia Militar no sistema de radiocomunicação na mesma frequência e o apoio da Guarda em ações preventivas de segurança pública da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos que buscam resguardar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Em breve, o plano contará com o suporte das câmeras do Centro de Operações Rio (COR), redirecionadas para reproduzir, por exemplo, imagens da faixa de areia, o que depende apenas de ajustes técnicos.

Na soma de esforços por ações preventivas de segurança pública, a Guarda Municipal começa a ter acesso direto aos índices de criminalidade registrados pelo ISP (Instituto de Segurança Pública). As imagens do COR (que amplia o espaço que abriga o Centro de Controle Operacional da GM-Rio) e as informações da mancha criminal provenientes do ISP já estão impactando no planejamento da GM-Rio.

– Estamos interagindo com o prefeito para termos protocolos definidos por decreto para recebermos, no COR, as imagens de câmeras de segurança de comércios e prédios residenciais em vias públicas – disse o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Paulo Amendola, que tem a GM-Rio em sua estrutura.

Etiquetas

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net