Etapa Ribeira Super Banner
Carla Pereira

Dia do trabalhador sem muito o que comemorar no Brasil .

No Brasil, 28 milhões de trabalhadores estão subutilizados em todo território Nacional.

O Dia do Trabalho teve origem na cidade de Chicago (EUA), quando milhares de operários, organizados pela Federação Americana do Trabalho, organizaram um grande paralisação. A greve teve inicio no dia 1º de maio de 1886, sendo que nesse mesmo dia foi iniciada uma greve geral que paralisou os Estados Unidos. Há relatos de que no Brasil, as comemorações do dia do trabalho acontecem desde 1895, mas somente em 1925 a data foi legalizada pelo então presidente Artur Bernardes, quando passou a ser feriado nacional. A partir de 1930, com Getúlio Vargas na presidência, o dia 1º de maio passou a ser o dia do anúncio de medidas favoráveis aos trabalhadores, como o estabelecimento do salário mínimo, medida divulgada em 1º de maio de 1940.

Etapa Ribeira Super Banner

Muitas lutas e conquistas fazem parte de toda essa história, mas hoje no nosso país, não podemos deixar de citar que o desemprego já atinge mais de 13 milhões de pessoas e segundo o IBGE , estamos batendo o número recorde de  28 milhões de trabalhadores subutilizados.

No dia do trabalhador é muito triste saber que um número tão expressivo de Brasileiros não vão comemorar como deveriam essa data e infelizmente esse quadro não é animador, pois segundo especialistas o emprego não deve voltar a crescer tão cedo, porque a expansão da economia está abaixo do necessário para que isso ocorra.

Fatores como a desigualdade entre gêneros seguem grandes por aqui e estudos de mercado apontam que as mulheres chegam a ganhar quase metade do salário dos homens nas mesmas funções. Outro dado preocupante além dos 13,7 milhões desocupados, são as 4,3 milhões de pessoas que são de maioria pardos e negros, deixaram de procurar emprego. Se somarmos esses dois fatores e incorporar aos jovens que não estudam nem trabalham, chegaremos ao número dos 28 milhões de Brasileiros que estão subutilizados em todo território Nacional.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados