Detran Presente realiza emissão gratuita de habilitação em casos de roubo

Para comemorar o Dia do Motorista, mutirão estará em frente à igreja de São Cristóvão no próximo dia 25

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para comemorar o Dia de São Cristóvão, padroeiro do motorista, o Detran estará em São Cristóvão para facilitar os cidadãos cariocas. Pela primeira vez na cidade do Rio, o Detran Presente vai oferecer a emissão gratuita da segunda vida de carteiras de habilitação em casos de roubos. O mutirão vai estar em frente à igreja de São Cristóvão, na Praça Padre Seve, na próxima terça-feira (25.07), das 9h às 16h, e vai oferecer inúmeros serviços para a comunidade do bairro imperial e dos arredores, num só dia e num único local.

Além de comemorar o dia do padroeiro dos motoristas, os cariocas poderão emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, emitir o licenciamento anual sem vistoria, além de abrir recursos contra multas e processo de suspensão. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br.

Quem for realizar a emissão da carteira de habilitação em caso de roubo precisa apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação. Com esta comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o serviço. Basta levar a documentação no local e emitir o documento. Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

“É mais um tipo de atendimento do Detran que estará presente no primeiro evento na cidade do Rio de Janeiro. No dia de São Cristóvão, nada melhor do que facilitar a vida dos motoristas. O Detran Presente foi criado justamente para oferecer serviços de qualidade com facilidade para o cidadão”, destaca Vinicius Farah.

Os motoristas profissionais que forem retirar a habilitação precisam levar documentos específicos, além do Duda de renovação pago. Taxistas devem apresentar cartão do táxi, CNH, identidade, CPF e comprovante de residência. Caminhoneiros e motoristas rodoviários precisam ter identidade, CPF, comprovante de residência, carta do sindicato e carteira de trabalho. Policiais militares e civis, bombeiros e inspetores de segurança e administração penitenciária também deve apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e carteira funcional. Todos os documentos precisam ser entregues na forma original e cópia.

Após passar por seis cidades em sete edições, o Detran Presente chega pela primeira vez à capital. Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio e Vassouras foram os primeiros municípios do estado a receber o mutirão. Ao todo, já foram 14.761 atendimentos. Os serviços de habilitação é um dos mais procurados durante o mutirão. Nas sete primeiras edições já foram realizados 721 pedidos de emissão de carteiras de habilitação.

Detran também oferecerá exames médicos e psicológicos

Os cidadãos também poderão realizar exames médicos e psicológicos para os serviços de Habilitação. O exame médico custará R$74 e o psicológico, R$ 106. O pagamento deverá ser feito somente em dinheiro. O exame toxicológico não será oferecido. No entanto, os motoristas que levarem este exame já realizado poderão dar continuidade ao processo no local. Os exames médicos e psicológicos fazem parte dos atendimentos para Habilitação, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria.

Agendamentos abertos

Alguns atendimentos, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros – como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação – precisam de agendamento pelo site www.detran.rj.gov.br ou pelo telefone 0800-0204040. Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro também estará no evento para ajuda o cidadão na emissão de segunda via de certidões. Os participantes poderão dar entrada para emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Oficina para mulheres

Durante o Detran Presente também será oferecido o curso gratuito “Oficina sob medida” para mulheres, que vai ensinar as melhores técnicas de como manter os veículos em bom estado, com noções de funcionamento. Ao todo, estão abertas 40 vagas para o curso. As inscrições devem ser feitas no site do Detran.

O curso terá duração de três horas: duas de aula teórica e uma prática – e será ministrado das 10h às 13h. As inscrições podem ser feitas pelo site do Detran. Para participar a candidata não poderá estar com a CNH suspensa, cassada ou fora da validade.

Serviço:
Detran Presenta – Edição São Cristóvão
Data: 25 de julho
Local: Igreja de São Cristóvão – Praça Padre Seve, 10 – São Cristóvão
Horário: 9h às 16h
Agendamentos: www.detran.rj.gov.br. | 0800-0204040