Etapa Ribeira Super Banner
Ilha do Governador

Ciclistas da Ilha do Governador aguardam ‘Anel Cicloviário’

Foto: Divulgação

Os ciclistas da Ilha do Governador estão esperançosos quanto à votação do orçamento municipal sobre a construção de 150 km de ciclovias no município (dobrando a rede cicloviária atualmente existente). Esta meta consta da proposta orçamentária para 2012 elaborada pela Prefeitura do Rio e que encontra-se, neste momento, em análise na Câmara de Vereadores.

Etapa Ribeira Super Banner

Na Ilha do Governador o Anel Cicloviário terá 21,5 Km de ciclovia compartilhada passando por toda orla marítima do bairro e já foi aprovado pelo Grupo de Trabalho das Ciclovias da SMAC (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) que este ano contratou a empresa SINAPE para elaborar o projeto técnico defi nitivo do Anel Cicloviário da Ilha. Numa segunda etapa serão realizadas obras físicas, como adaptação de calçadas, construção de bicicletários etc.

Associação dos Ciclistas da Ilha do GovernadorO projeto do Anel conta com apoio da ACIG (Associação de Ciclistas da Ilha) que mensalmente organiza passeios de bicicleta gratuitos com participação de moradores, jovens e crianças.

A ACIG desenvolve uma campanha permanente de Educação no Trânsito com distribuição de cartilhas educativas e adesivo de carro, e realização de palestras em escolas, igrejas, junto a motoristas de ônibus etc, que tem como slogan: “Eu Respeito Ciclista e Apoio a implantação do Anel Cicloviário da Ilha”.

Para o ecologista Sérgio Ricardo, membro-fundador da ACIG, “a opção rodoviarista da maioria das cidades brasileiras tem provocado muita poluição ambiental e elevados riscos de acidentes no trânsito que é extremamente caótico, sem planejamento e perigoso para pedestres e ciclistas. Os dois pequenos trechos de ciclovias existentes na Ilha (Estrada Rio Jequiá e Corredor esportivo do Moneró) estão esburacadas e nunca tiveram manutenção desde que foram construídas há mais de 10 anos, e se transformaram numa fonte permanente de acidentes. O Anel Cicloviário foi projetado para reduzir a pressão dos automóveis sobre as bicicletas e com isso evitar e reduzir acidentes. Além disso pedalar faz bem à saúde física e mental já que reduz o estresse urbano, assim como representa uma opção de transporte menos poluente”.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados