Paulinho Serra Super Banner
Ilha do Governador

Cesar Maia protocola Projeto de Lei que visa o tombamento da ‘Fazenda da Ribeira’

O vereador Cesar Maia ao lado de Allan Marchione
Nesta quarta-feira (13) na Câmara do Rio, o vereador Cesar Maia (DEM) atendeu a um pedido que Allan Marchione (morador da Ilha do Governador) e deu entrada num Projeto de Lei, de sua autoria, que “Tomba, por interesse histórico, arquitetônico, cultural, arqueológico e ambiental, o imóvel conhecido como Fazenda da Ribeira.”

O local, famoso também pelo nome de Fazenda Cabaceiro, fica na rua Pires da Mota, em frente à Casa do Índio na Ribeira. O imóvel atualmente está em fase inicial para construção de um condomínio o que gera muita discussão com moradores, ambientalistas e arqueólogos que argumentam sobre a importância do local.

Paulinho Serra Super Banner

– Essa é uma iniciativa importante na luta pela proteção e preservação daquele sítio histórico e arqueológico. É importante destacar também que, quando prefeito do Rio, Cesar Maia, em 2008, por meio de um decreto (n° 29905/08), já havia tombado aquela área, considerando sua significativa importância enquanto marco cultural e arquitetônico da paisagem da cidade – conta Allan.

No texto, o vereador fortalece a necessidade de vedar a remoção da vegetação do terreno, assim como estabelece que “fica vedado qualquer tipo de construção adicional no imóvel sem avaliação arqueológica prévia realizada pelos órgãos competentes” (Art. 3°).

A Fazenda da Ribeira ou Fazenda Cabaceiro é a primeira feitoria do Brasil, construída no século XIX

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados