Casa do Farmacêutico é a primeira farmácia no Estado autorizada a comprar e aplicar vacinas

Credenciamento junto ao fabricante levou cerca de um ano, com o cumprimento de várias etapas

Vilton Lima, proprietário da Casa do Farmacûetico, e vereador Eliseu Kessler, autor da Lei Complementar 167, de 10/10/2016, que estabelece normas para atividades de vacinação em farmácias privadas

A obtenção da credencial, na semana passada, do maior fabricante de vacinas do mundo, levou a Casa do Farmacêutico a ser a primeira farmácia do Rio de Janeiro a ser autorizada a comercializar vacinas no Estado.
O processo para o credenciamento junto ao fabricante levou cerca de um ano, com o cumprimento de várias etapas, e foi finalizado poucos dias antes do prefeito Marcelo Crivella assinar o decreto que atende ao disposto na resolução RDC 197/17, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que definiu os requisitos mínimos para funcionamento dos serviços de vacinação humana.

O prefeito assinou na manhã desta terça-feira, 29, o Decreto que autoriza definitivamente o serviço de vacinação em farmácias e drogarias no município.

HIG Super Banner
Prefeito Marcelo Crivella assina Decreto

O empresário Vilton Lima, sócio proprietário da Casa do Farmacêutico, participou da solenidade no Palácio da Cidade. Ele ressalta que tanto o credenciamento para comercialização de vacinas quanto a assinatura do decreto pelo prefeito regulamentando a atividade são o começo de um trabalho que atenderá a demanda crescente por esse serviço.

Para poder oferecer e aplicar vacinas, a Casa do Farmacêutico seguiu as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como o licenciamento e inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, além de ter profissional legalmente habilitado e instalações de atendimento e armazenamento das vacinas adequadas.

“O serviço de aplicação de vacinas que disponibilizamos em nossas farmácias é um enorme benefício para a população do Rio e, principalmente da Ilha do Governador. Nossos farmacêuticos estão aptos a fazer a aplicação com eficiência e segurança e temos toda a infraestrutura que este serviço requer”, afirma Vilton.

As vacinas que serão disponibilizadas pela Casa do Farmacêutico são as que fazem parte do calendário de vacinação do SUS, como a de febre amarela, HPV, tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo), hepatite A, poliomielite, dengue, influenza, DTpa (difteria, tétano, coqueluche acelular) e varicela.

Segundo Vilton Lima, a previsão é de que as vacinas estejam disponíveis a partir de junho.