Etapa Ribeira Super Banner
Ilha do Governador

Casa Civil confirmou o nome da nova reitora: Denise Pires de Carvalho

A Casa Civil da Presidência da República confirmou, nesta sexta-feira (31), a nomeação da professora Denise Pires de Carvalho como reitora da UFRJ.

Etapa Ribeira Super Banner

Em uma votação realizada entre os dias 2 e 4 de abril, professores, alunos e funcionários elegeram a professora do Instituto de Biofísica Denise Pires de Carvalho em primeiro turno. Outras duas chapas concorriam.

Essa eleição serviu como base para a elaboração de um uma lista de três nomes, que o colégio eleitoral da universidade envia ao presidente da República. É ele quem faz a escolha final. Uma lei de 1995 estabeleceu essa regra. Como costuma ocorrer desde então, as três chapas firmaram um acordo. Os perdedores não apresentaram seus nomes ao colégio eleitoral para que a decisão dos eleitores fosse respeitada.

No dia 30 de abril, o colégio eleitoral elaborou a lista. Como primeira indicação para o cargo de reitor, o nome da professora Denise Pires de Carvalho, a mais votada. No último dia 20, durante uma viagem ao Rio, o presidente Jair Bolsonaro disse que, depois de avaliar as indicações, iria respeitar a lista da UFRJ.

“Hoje vou assinar aqui o nome da nova reitora da UFRJ. O que eu tomei conhecimento a respeito dela, da lista tríplice, bem como de amigos mais chegados, é que é a pessoa adequada para estar à frente da UFRJ”, disse.

Nesta sexta-feira (31), a assessoria da Casa Civil confirmou oficialmente o nome da professora Denise Pires de Carvalho como a nova reitora da UFRJ, a primeira mulher no comando da maior universidade brasileira.

O Diário Oficial vai publicar a nomeação na segunda-feira (3). “Pretendemos seguir com a reconstrução do nosso Museu Nacional. Pretendemos ainda aumentar a nossa internacionalização e as atividades de inovação. Sabemos todos que há um contingenciamento de recursos para as universidades, o que nos deixa muito apreensivos quanto ao futuro da nossa instituição sob o ponto de vista administrativo”, disse a nova reitora

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados