Nando Viana 970×250
Carla Pereira

Associação de Mulheres da Ilha do Governador envia ofício ao Prefeito solicitando a maternidade na Ilha

O Ofício enviado pela Associação ao prefeito Marcelo Crivella pede a adequação das antigas instalações do Hospital Paulino Werneck, para execução das atividades de Maternidade.

A Associação de Mulheres da Ilha do Governador ( AMUIG ) , enviou um ofício ao prefeito Marcelo Crivella , assinado pela Vice Presidente da Associação , Carla Pereira, solicitando a mediata adequação das antigas instalações do Hospital Paulino Werneck, para execução das atividades de Maternidade em no bairro.

Prosper 970×250

O Ofício da Associação de Mulheres da Ilha do Governador, com data de 10 de Julho de 2019 , solicita ao prefeito da cidade atenção especial para esse importante tema que foi promessa de campanha da atual gestão . Além de que a construção de um centro de parto natural na Ilha do Governador faz parte do plano estratégico e do Plano Plurianual para os anos de 2018-2021.

Desde 2016 as mulheres da Ilha e todos os moradores estão sonhando com a promessa de que teremos a tão pleiteada maternidade na Ilha. A maternidade é uma luta antiga dos insulanos e, na última eleição municipal, virou promessa eleitoral de muitos candidatos a vereadores do bairro e até do Prefeito eleito, Marcelo Crivella.

Temos que destacar que o projeto existente na Prefeitura, conhecido como Cegonha Cario­ca, que disponibiliza ambulâncias para atender as gestantes,  é um importante trabalho, mas estabelece um risco permanente de que a ambulância não consiga chegar a tempo na casa da gestante, em especial pelo grande trânsito que temos e por ter uma única entrada e saída no bairro. A maternidade é fundamental, pois, eu mesma já presenciei muitas crianças que nasceram em clínicas de família porque as gestantes deram à luz ali mesmo. Ter uma maternidade no bairro estabelece uma grande tranquilidade para os pais.

O que mais me intriga é que os técnicos da saúde que estiveram na audiência pública em 2017 na subprefeitura para discutir sobre a maternidade, representando a Prefeitura na época , não levaram em consideração o tamanho da Ilha, com seus mais de 250 mil moradores. Aliás, se fosse emancipada, seria um dos 10 maiores municí­pios do Estado.

Desde aquela audiência pública na qual estive presente, a instalação de uma maternidade pública na Ilha do Governador ganhou uma forte mobilização popular . Os moradores por diversas vezes já se mobilizaram em mídias e até na frente do Hospital Paulino Werneck, que por muitos anos foi referência na Ilha para diversos serviços e onde nasceram milhares de insulanos. O Paulino Werneck fica em um ponto central na Ilha e é o local ideal para essa maternidade.

Moradoras da Ilha do Governador em foto para o jornal O Globo .

Leia o ofício na íntegra : 

OFÍCIO AMUIG Nº 005 / 2019

Exmo. Sr.

Marcelo Crivella,

Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro

Ref.: Solicitação de implantação da Maternidade da Ilha do Governador nas instalações do Hospital Paulino Werneck

Senhor Prefeito,

A Associação de Mulheres da Ilha do Governador, aqui representada nesse expediente, solicita a V.Exa., ações no sentido da imediata adequação das antigas instalações do Hospital Paulino Werneck, para execução das atividades de Maternidade em nosso bairro.

Sabemos do comprometimento de V.Exa. com a melhoria dos serviços de saúde, e a retomada da Maternidade da Ilha do Governador foi um compromisso de V.Exa. durante sua campanha a Prefeito do Rio de Janeiro e temos expectativas bastante positivas que venha ser desenvolvida o mais rápido possível, por isso trazemos tal pleito em caráter emergencial.

A Associação de Mulheres da Ilha do Governador (AMUIG), portanto preocupada com o melhor atendimento a saúde da mulher insulana, especialmente às gestantes do bairro, faz esta solicitação a V.Exa e tem a certeza de sua atenção para o tema.

Mostrar mais

Artigos relacionados