Rodrigo Marques Super Banner
Carla Pereira

A história da Catedral de Notre-Dame

A Catedral é considerada um dos mais antigos templos franceses e demorou quase 200 anos para ser finalizada.

A obra da catedral de Notre-Dame foi dedicada à mãe de Jesus Cristo, Maria, de quem se originou o nome Notre-Dame, que em português significa “Nossa Senhora” e teve sua construção iniciada em 1163.

A Catedral é considerada um dos mais antigos templos franceses e demorou 182 anos para ser finalizado, em 1345. A Catedral foi construída no esplendoroso estilo gótico e sua estrutura é considerada uma das mais tradicionais e antigas da França . A perfeição da obra veio da habilidade do trabalho de Jean de Chelles, que foi o mestre pedreiro , escultor e um dos arquitetos da catedral.

Rodrigo Marques Super Banner

Com uma nave de 127 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura, tem capacidade para receber 9 mil fieis e recebe anualmente cerca de 14 milhões de pessoas de todo o mundo . É considerada a mais imponente das catedrais medievais da história mundial e guarda tesouros históricos, como objetos importantes sobre a morte de Jesus Cristo.

Ao chegar na Catedral de Notre-Dame os visitantes podem observar que lá estão guardadas relíquias como : o fragmento da verdadeira cruz de Cristo, a coroa de espinhos e o prego sagrado, além de esculturas a catedral também hospeda os túmulos de Rollo, o viking que deu origem à Normandia em 911, e do rei inglês Ricardo Coração de Leão que podem ser visitados em um tour pago .

A belíssima catedral de 856 anos , fica localizada na praça Parvis,  na Île de la Cité, uma pequena ilha situada no meio do Rio Sena e pode ser observada a kilometros de distância .
O interior da igreja é exuberante  , com cheiro de incenso e com grandiosos vitrais do século XIII . O chão em preto em branco e o som ambiente do grande órgão que permanece em funcionamento, deixa a visita ainda mais emocionante.

A Catedral de Notre Dame também é muito famosa por ter sido pintada por Claude Monet em uma série de 30 quadros que a retratam em diferentes horários do dia e estações do ano.Os quatros sinos da Catedral , também são uma atração á parte e tocam a cada 15 minutos , o mais famoso é o sino, Bourdon Emmanuel, de 1861 que é considerado um dos mais belo da Europa.

A sua fachada tem um impressionante trabalho de detalhe e de esculturas que serviu de inspiração a alguns quadros de Monet e há muitas lendas envolvendo as “assustadora” esculturas de monstros e demônios que ficam no topo da Catedral, as gárgulas da Notre-Dame, que povoaram o romance de Victor Hugo (1831) , “O Corcunda de Notre-Dame”, e foram imortalizadas na adaptação da Disney.

As esculturas instaladas  no telhado na parte exterior da catedral,  simbóliza que o bem está dentro da igreja e seu aspecto aterrorizante tem o objetivo de manter o mal e os inimigos de Deus afastados daquele ambiente.  As gárgulas são uma espécie de “guardiões do templo” .
Para chegar no topo de um dos ícones arquitetônicos mais importantes do mundo , são quase 400 degraus de escada “espiral ” ,já no topo os visitantes são recompensados com um visual incrível de Paris , além de ver bem de perto as famosas gárgulas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a catedral sofreu grandes danos e posteriormente foi reconstruída , fica a nossa torcida para que esse bem de valor cultural inestimável seja brevemente restaurado e que ganhe ainda mais todo reconhecimento que sua história merece.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados